quinta-feira, 31 de maio de 2018

O Método Pilates em Pacientes com Espondilolistese

O Método Pilates em Pacientes com Espondilolistese






A espondilolistese é definida como um deslocamento ou escorregamento de uma vértebra sobre a outra, podendo este escorregamento ser anterior ou posterior.
É um deslocamento anterógrado da quinta vértebra lombar e da coluna vertebral sobre o sacro ou menos comumente, da quarta vértebra lombar e da coluna vertebral sobre a quinta vértebra lombar, onde na maioria dos casos a quinta vértebra lombar é deslocada sobre o sacro.
Sua nomenclatura deriva do grego spondylos (vértebra) e olisthesis (escorregamento).
De acordo com Jassi et. Al (2010), a espondilolistese é classificada em cinco categorias baseadas na sua etiologia: displástica, ístmica, degenerativa, traumática e patológica (quadro 1).



A ocorrência da espondilolistese é maior na coluna lombar, em especial entre as vértebras L5-S1.
Quanto aos sintomas, geralmente a espondilolistese é assintomática, porém podem apresentar dor lombar e ciática bilateral até as nádegas ou face posterior das coxas, a dor é leve ou moderada inicialmente e se agrava com movimentos de extensão e rotação.
A progressão da patologia resulta em tensão dos isquiotibiais, retroversão da pelve, fraqueza dos músculos abdominais e postura flexionada dos quadris e joelhos.

A Coluna Vertebral 





A coluna vertebral estende-se do crânio até o ápice (ponta) do cóccix, composta por 33 vértebras que são divididas estruturalmente em 5 segmentos:
  • 7 vértebras cervicais
  • 12 vértebras torácicas
  • 5 vértebras lombares
  • 5 vértebras sacrais fundidas formando o sacro
  • 4 pequenas vértebras coccígeas fundidas que formas o cóccix
A coluna vertebral de um adulto possui quatro curvaturas: cervical, torácica, lombar e sacral. A amplitude do movimento da coluna vertebral varia de acordo com a região e o indivíduo. Os movimentos possíveis da coluna vertebral envolvem: flexão, extensão, inclinação (flexão) lateral e rotação (torção).

Principais Músculos da Região Toracolombar

Grupo Anterior
Na região toracolombar, encontram-se os seguintes músculos do abdome:
  • Reto Abdominal
  • Oblíquo Externo do Abdome
  • Oblíquo Interno do Abdome
  • Transverso do Abdome
Grupo Posterior
São os eretores da espinha (sacroespinhal), o semi-espinhal (da cabeça, da cervical e do tórax) e os músculos espinais profundos (multífidos, rotadores, interespinhal, intertransversários, levantadores de costelas).
Grupo Lateral
Composto por dois músculos, são eles:
  • Quadrado Lombar
  • Iliopsoas

Tratamento da Espondilolistese

O tratamento da espondilolistese deve iniciar de um jeito conservador antes de uma indicação cirúrgica. São indicados nestes casos exercícios de alongamento e estabilização da musculatura lombar.
Na maioria dos casos de espondilolistese, o tratamento conservador tem sido a escolha inicial, pois tem como objetivo o tratamento das dores lombares, a restauração da amplitude de movimento (ADM) e por consequência a sua função, assim como o fortalecimento e a estabilização dos músculos espinhais.
Segundo FRANÇA et. al, (2008); os músculos mais fortes não possuem grande valia em questões de prevenção dos problemas que acometem a coluna, sendo assim esta prevenção está atribuída aos músculos de resistência.
Sugere-se que o modelo mais seguro de estabilização lombar, não seriam os exercícios de força, mas sim os de resistência, que manteriam a coluna em posição neutra, e encorajaria o paciente a recrutar os músculos mais profundos através da co-contração.
Os exercícios de estabilização são precisos e específicos, levando a redução da dor e dos reflexos de inibição muscular, caracterizam-se por atividades de intensidade baixa dos músculos profundos do tronco, principalmente o transverso do abdômen e o multífido lombar (PUPPIN, 2010).
Existem dois sistemas musculares que atuam na estabilidade espinal, sistema global e o sistema local (O’SULLIVAN, 2000 ).
  • Sistema Global: composto pelo reto abdominal, oblíquo abdominal externo e a parte torácica lombar do iliocostal e proporciona a estabilização geral do tronco.
  • Sistema Local: composto pelo multífido lombar, transverso abdominal, diafragma, fibras posteriores do oblíquo interno e quadrado lombar, responsáveis por fornecer estabilidade segmentar e controlar diretamente os segmentos lombares.
Exercícios de estabilização segmentar promovem contração dos músculos transverso do abdômen e multífidos e são eficazes para redução da dor e da incapacidade em lombalgias crônicas.

O Método Pilates e a Espondilolistese





O método Pilates vem sendo utilizado no tratamento de patologias relacionadas à coluna vertebral, trazendo entre outros benefícios a melhora das funções e da dor do paciente, como a espondilolistese.
Estes benefícios se dão através de exercícios que possibilitam o aumento da força dos músculos estabilizadores da coluna, melhorando da flexibilidade da cadeia posterior e maior resistência muscular do corpo como um todo, e estes são fatores importantes a serem recuperados em pacientes com patologias na coluna
Thais Giobani..







Nenhum comentário:

Postar um comentário