quinta-feira, 10 de maio de 2018

Pilates no Tratamento da Hipercifose Torácica

Pilates no Tratamento da Hipercifose Torácica







Para saber mais sobre a Hipercifose Torácica, precisamos primeiro entender algumas estruturas.
A coluna vertebral humana é constituída de trinta e três vértebras divididas em cinco grupos. São eles:
  • Cervical – 7 vértebras na região do pescoço
  • Torácica – 12 vértebras na região do tronco
  • Lombar – 5 vértebras na região da cintura
  • Sacro – 5 vértebras fundidas na região do quadril
  • Cóccix – 4 vértebras fundidas na ponta final da coluna
Sua função é estabilizar o corpo, sustentar o peso, proteger a medula e nervos espinhais, auxiliar na locomoção, postura e mobilidade do corpo.

Hipercifose Torácica







Pensando no formato da coluna vertebral, todos nós temos cifose, que é a curvatura natural da coluna na região das vértebras torácicas. Porém essa região pode ter um aumento no plano sagital, resultando na hipercifose torácica, a popular corcunda.
Em um indivíduo diagnosticado com hipercifose, observando de perfil podemos notar o aumento da curvatura torácica, os ombros fazem uma rotação interna e o pescoço se projeta levemente à frente.
O diagnóstico correto deve ser dado pelo médico através de exames de imagens.
A causa da hipercifose torácica pode ser:
  1. Patológica – quando o indivíduo naturalmente já tem esse grau de curvatura mais acentuado, como no caso de doenças congênitas ou por patologia adquirida como a osteoporose
  2. Traumas – no caso de uma fratura
  3. Postural
A hipercifose postural é a mais comum, porque a postura que o indivíduo adota para fazer atividades rotineiras pode desenvolver esse desvio.
Geralmente pessoas que trabalham sentadas, como dentistas, costureiras, manicures, secretárias, programadores, estudantes, entre outros, apresentam a hipercifose torácica causada pela má postura.
O uso do celular constante, também podem agravar o problema levando em consideração a postura adotada ao utilizar o aparelho, sempre se curvando para baixo.

Como a Hipercifose interfere na vida do paciente?






Normalmente esses indivíduos apresentam fadiga, dores musculares e enfraquecimento muscular, rigidez da coluna torácica e pinçamento de algum nervo que passa na região vertebral. Mas há casos que são assintomáticos, ou seja, o paciente não sente dor.
A hipercifose pode interferir diretamente no centro de gravidade do corpo, causando desequilíbrio e dificuldade na marcha, principalmente em idosos e a postura se torna visualmente inadequada.
Como ela está localizada na região da caixa torácica, ela limita a respiração pela falta de mobilidade da coluna, que reduz a capacidade de expansão dos pulmões e limita o movimento diafragmático.

Como o Pilates pode ajudar?

O método Pilates pode ser uma ferramenta importante no tratamento da hipercifose torácica.
Nele, o aluno irá aprender a respirar corretamente e adequar melhor a sua postura para que os exercícios sejam executados corretamente, em segurança e de forma mais eficiente, levando isso para seu dia a dia, melhorando e evitando antigos vícios.
O alongamento dos músculos encurtados e o fortalecimento dos enfraquecidos, a orientação postural e cuidados ajudam a corrigir o problema. O trabalho de mobilidade torácica nesse caso também é importante, pois a coluna se torna mais rígida.
O instrutor de Pilates deve observar esses detalhes e trabalhar da melhor maneira com seu aluno.










Nenhum comentário:

Postar um comentário