quinta-feira, 10 de maio de 2018

Trabalhar Músculos Eretores da Coluna facilita a Postura Correta

Trabalhar Músculos Eretores da Coluna facilita a Postura Correta






O nosso foco de estudo é a questão postural e como ela afeta diretamente no nosso dia a dia. A postura corporal é determinada por uma gama de fatores e ações de elementos anatômicos, entre eles os músculos eretores da coluna que junto com os outros músculos auxiliam na obtenção da postura ereta.
Para uma boa postura, o conceito empregado é entender que a musculatura deve-se encontrar sadia, tendo a suas finalidades respeitadas tais como: suporte aos órgão abdominais (vísceras) além dos próprios músculos internos e externos da região torácica e cervical.
Na má postura, o conceito é inverso causando um gasto excessivo de energia para se manter. Fora a dor e o desequilíbrio muscular.

Entendendo a Postura






Um dos aspectos de grande problema postural que se dá nos dias de hoje, é o fato de muitos de nós levarmos uma vida sedentária.
A falta da atividade física está diretamente ligada ao enfraquecimento, perda e manutenção da massa magra (músculos), principalmente no abdômen e nos músculos eretores da coluna acarretando uma perda no diâmetro  muscular.
Ao carregar e levantar peso de forma errada do chão utilizando o abdômen e os músculos eretores da coluna já enfraquecidos, agrava-se ainda mais o problema em questão, devido à fragilidade da musculatura em querer se manter em uma contração (isométrica).
É por isso mesmo que o profissional deve sempre recomendar e auxiliar um trabalho de fortalecimento muscular na área torácica e cervical. Mas muitos alunos/clientes acabam excluindo a realização de exercícios na região ou deixando para fazer quando o nosso corpo já está em estafa.
A falta de um trabalho mais focado nesse grupo muscular da parede ântero-posterior acarreta uma instabilidade músculo esquelética (coluna e músculos menores) principalmente na parte central do corpo podendo ocasionar o aparecimento de doenças posturais mais comuns entre as pessoas sedentárias como a lombalgia.
A importância do fortalecimento dos músculos tanto abdominais como os músculos da coluna vertebral, principalmente da porção posterior do corpo, é auxiliar na resistência postural diminuindo a ação da força da gravidade na coluna (discos intervetebrais).
Com o uso de um fortalecimento de todo core (músculos posturais internos e externos, além do abdômen) e mais um trabalho visando o aumento da pressão intra-abdominal (PIA) acarreta uma melhora expressiva, para os próprios músculos eretores da coluna e músculos lombares como mutifídeos que não se sobrecarregam na tentativa de manter o alinhamento postural.
São várias as formas posturais que o homem apresenta.
Dentre elas a mais usual é a em pé (na posição anatômica), sentado ou deitado. Seguindo os estudos iremos focar a posição sentada, a que mais acarreta possíveis doenças em função de como a pessoa se posiciona no lugar onde senta.
Além de que, nos dias de hoje, muitas pessoas trabalham sentadas em frente ao computador ou simplesmente operando uma máquina. Muitas vezes as cadeiras não são ergonomicamente construídas. Isso facilita, e muito, o surgimento de doenças lombares em sua maioria acarretando um aumento de pessoas com enfermidades na parte lombar da coluna, levando-as aos hospitais e clínicas de reabilitação postural.
Na posição sentada os músculos tanto abdominal quanto posturais (eretores da coluna) exercem uma menor incidência de força. A posição deitada tanto em decúbito ventral como dorsal é a que menos tem dispêndio de energia para a coluna, pois a coluna vertebral fica distribuída e equilibrada nos vários pontos do corpo.

Músculos Eretores da Coluna – Importância de Fortificação para Postura Correta






Os Músculos Eretores da Coluna, em conjunto com os músculos do Core (Transverso do Abdome, Reto Abdominal, Oblíquo) sustentam a Coluna Vertebral. A grande importância é a manutenção dos Músculos Eretores da Coluna através de exercícios tendo como meta a anulação ou a diminuição da dor dependendo do grau da patologia.
Se exercitar continua sendo a melhor forma para evitar problemas posturais, e usar o exercício físico como recurso terapêutico para a prevenção e tratamento de dor lombar.
Pode-se ter como questionamento que os Músculos Eretores da Coluna sofrem diretamente com a dor podendo fazer um processo compensatório facilitando o reposicionamento da coluna vertebral acarretando uma modificação na postura e um falso alívio para a dor.
A relação da dor que muitas vezes dizem sentir na região desse músculo, se encontra pela perda da resistência isométrica na realização de uma atividade física. Por isso a importância de seu constante fortalecimento ou pelo menos a manutenção de sua condição normal.
Outros fatores de um possível surgimento das dores na área da coluna, está ligado ao exagero de uma atividade física aplicados de uma forma incorreta, muitas vezes encontrado em atletas como em não-atletas devido à necessidade dos treinos e jogos.
Num caso de dor na região dos eretores da coluna o músculo sofre uma atrofia. Porém, com exercícios específicos no local da lesão há um retrocesso e, com a melhora, a área afetada volta ao normal.
Os músculos extensores do quadril têm uma importância tremenda ao auxiliar os músculos eretores da coluna. Ambos se complementam na questão da sustentação do tronco e do quadril, para a obtenção da postura correta.
Ao entender a necessidade de trabalhar em uma fortificação dos músculos posteriores mais internos como os eretores da coluna além de serem imprescindíveis muitas vezes retiram a “responsabilidade total” dos músculos auxiliares, evitando a longo prazo, um possível estresse muscular por excesso de função.
Tanto nos exercícios aplicados pelos professores de Treinamento Funcional, Resistido ou nos estúdios de Pilates.

Identificando Doenças Posturais

Sabemos por hora que musculaturas posturais fragilizadas, encurtadas, entre outros fatores, acarretam disfunções e sobrecargas em outras musculaturas que não foram criadas para suportar toda a estrutura torácica.
Através de uma anamnese detalhada, minuciosa e bem avaliada podem ser encontrados problemas como:
  1. Lordose e Cifose Excessivas
  2. Escolioses em C ou D
  3. Elevação Excessiva na Crista Ilíaca
O que pode acarretar em problemas até na marcha do seu aluno/paciente/cliente. Porém a intenção aqui nesta parte é salientar essas doenças, e não especificá-las, pois isso será apresentado em futuros estudos.
Entretanto os profissionais deveriam criar um banco de dados onde possam fazer um trabalho em conjunto para melhor auxiliar o seu aluno/cliente verificando sempre, através da anamnese, o problema. Consequentemente o resultado positivo virá com a diminuição  da dor causada pela patologia ou até a sua recuperação total em alguns casos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário